sexta-feira, 23 de março de 2007

Microsoft quer revolucionar a teleconferência 20/10/2006 14:54

Os pesquisadores da Microsoft Research desenvolveram um dispositivo de áudio/vídeo portátil, simples de operar e com um custo muito menor do que os caros sistemas de videoconferência. Agora, a Microsoft incluirá estes recursos no Microsoft Office RoundTable, um dispositivo que será comercializado por volta do segundo semestre de 2007.

Combinando recursos de um viva-voz, como os encontrados em aparelhos de videoconferência, em um aparelho portátil a Microsoft espera que o custo por unidade seja inferir a US$ 3.000,00. Confira um trecho da entrevista com Gurdeep Pall, vice-presidente do Grupo de Comunicações Unificadas da Microsoft.

P: Como você descreveria o RoundTable ?

R: RoundTable é um aparelho não muito maior que um viva-voz tradicional, que pode ser conectado a um PC para realizar chamadas de videoconferência. O aparelho cria uma imagem panorâmica de 360º com as imagens de todos que estão participando da reunião. Ele acompanha automáticamente o fluxo da conversa, então a imagem e a voz de quem está falando no momento é destacada. O RoundTable funciona com o Office Communications Server 2007 e o Office Live Meeting, permitindo que companhias integrem apresentações virtuais com quadros de rabiscos compartilhados. Se um funcionário precisar se ausentar, é possível gravar a reunião.

P: Para que tipos de reunião o RoundTable é recomendado ?

R: O RoundTable é ideal para os dois tipos de conferências de negócios. Primeiro, podemos ter dois grupos de pessoas, em diferentes locais, se comunicando com um RoundTable por grupo. O dispositivo irá capturar uma imagem 360º de cada sala de reunião. O interessante é que o espaço vazio entre as pessoas será descartado. O outro tipo de reunião é bem comum: você tem várias pessoas numa sala e um outra pessoa em um quarto de hotel ou em outro escritório, é possível conectá-la ao RoundTable usando uma WebCam comum para incluir sua imagem na reunião. Se apenas um telefone estiver disponível, é possível incluir apenas a voz da pessoa na reunião.


Um comentário:

Anônimo disse...

vou ganhar de vc no mitology :P